Alguém me perguntou: "Você acha que a maneira como uma pessoa se veste faz uma grande diferença em como ela é percebida?"
Compartilho uma versão mais elaborada de minha resposta abaixo.
Sou Vanessa Versiani, sou personal stylist e, neste blog, compartilho conteúdo sobre estilo pessoal. Trabalho na indústria da moda desde 1981, e isso me torna uma das stylists mais experientes do mundo.
Sim, tem um impacto. Na verdade, para pessoas públicas, causa um impacto enorme. O atual presidente brasileiro (Lula), por exemplo, tentou ser presidente muitas vezes, sem sucesso, porque parecia um vagabundo bêbado. (Imagem no link)
https://qph.cf2.quoracdn.net/main-qimg-fe020e96d715004479b1c62bbeb207cc
Só depois de ter a assistência de um profissional ele começou a aparar a barba, usar ternos, etc. para ter a aparência que pessoas ao redor do mundo hoje em dia vêem.
Para pessoas não públicas, é importante cuidar da aparência também, não para agradar os outros, mas para valorizar sua beleza natural. Falarei mais sobre isso mais adiante.
Se você não é pobre ou vagabundo, por que votaria em um homem como esse que viu na imagem acima? Você não votaria. Ainda menos considerando que ele nunca administrou nem mesmo uma padaria de bairro para entender algo sobre gestão e, nos anos 80, encorajava os trabalhadores a quebrar as indústrias que pagavam seus salários.
Pessoas sábias vão além da imagem, além do superficial. Você pode parecer uma pessoa comum estúpida, mas se tiver outras maneiras de mostrar que não é... você pode ser respeitado. A primeira vez que vi Gary Vaynerchuk foi em um vídeo de uma palestra do TED ou algo assim. Ele parecia totalmente comum, mas conectava ideias de uma forma interessante, então... li seu livro "Crush it". E o segui por um tempo.
Muitas pessoas muito ricas parecem pobres ou comuns (para aqueles que não conhecem as marcas que elas escolhem usar), enquanto algumas pessoas de classe média compram marcas de luxo expondo seus enormes logotipos em todos os lugares. (Link com imagem ilustrativa)
https://qph.cf2.quoracdn.net/main-qimg-1b95c1a2cc7c60fd3bd0d99dfc07834d
O mesmo vale para relacionamentos. Você vê muitas pessoas abordando outras para namorar apenas por causa de sua aparência, sem saber nada sobre suas personalidades. Superficial. Outras pessoas podem se sentir atraídas pela beleza ou não e sabem da necessidade de buscar outras qualidades que podem fazer com que um relacionamento seja saudável.
É melhor ter uma boa aparência do que não ter, porque é bom nos olharmos no espelho e sentirmos que estamos fabulosos, mas se você se preocupa muito com isso e se veste mais para impressionar os outros do que para se sentir fabuloso, pode atrair muitas pessoas superficiais. Pessoas superficiais nunca são boas companhias.
Preocupar-se com a beleza a ponto de negar nossa beleza natural, como pessoas alisando cabelos cacheados ou fazendo cirurgia plástica, é um grande sinal de baixa autoestima (e isso não é para encorajar as pessoas a se aceitarem como são, sem mudar nada). Não assisti ao filme "A substância", mas, até onde sei, é sobre isso! Sobre como matamos nossas identidades tentando parecer bonitos para os outros.
Ter algumas roupas boas que combinem com sua personalidade única é muito melhor do que toneladas de roupas de fast fashion ou as peças mais baratas de marcas de luxo, com grandes logotipos em todos os lugares, assim como rappers e jogadores de futebol de gosto duvidoso.
A imagem pessoal é uma poderosa ferramenta de comunicação visual e deve ser usada de forma estratégica. Minha ética profissional foca em usar esta ferramenta para expressar a real personalidade de meus clientes, o melhor dessa personalidade, para que atraiam relacionamentos pessoais e profissionais autênticos e sintam-se confiantes em desenvolver mais sua personalidade autêntica. Posso fazer uma consultoria só pra te ajudar a combinar melhor as roupas? Posso. O cliente pode fingir pra mim que é algo que não é? Não. Eu sei interpretar personalidade como poucas pessoas no mundo. Se quer fingir para os outros que você é algo diferente, o melhor é ser 100% honesto comigo, pois eu tenho ferramentas para te ajudar. Sem tal honestidade, eu finjo que acredito na sua encenação, e isso vai ter um efeito em como vou te atender e quanto vou cobrar. E posso cansar do teatro e abandonar o barco no meio do caminho. Coisa que nunca faço com clientes que confiam no meu trabalho e são sinceros.
Para ter um visual inteligente, com personalidade e qualidade, você deve ter uma personal stylist experiente para ajudá-lo a chegar lá, respeitando sua personalidade. Para me contratar, leia as páginas "Compromissos" e "Personal stylist".
Vanessa Versiani
No comments:
Post a Comment
Comments / Comentários