O estilo do personal stylist tem de combinar com o seu?
Eu sou Vanessa Versiani, personal stylist, trabalhando na indústria de moda desde 1981, e neste texto vou falar sobre essa questão que é dúvida de várias pessoas que buscam um(a) personal stylist.
Vou começar explicando que estilo pessoal é uma ferramenta de comunicação não verbal e é impossível agrupar pessoas diferentes como se tivessem o mesmo estilo, porque cada pessoa comunica coisas diferentes através de sua imagem. E é justamente por isso que você precisa de uma personal stylist experiente e qualificada. Se fosse só seguir rótulos, você não precisaria de ninguém, bastaria imitar qualquer influencer que você goste do estilo. Mas ao imitar você está indo na contramão de desenvolver um estilo pessoal.
Um personal stylist sério sabe separar o próprio estilo daquele do cliente. Afinal, estilo pessoal tem de ser PESSOAL. (Isso deveria ser óbvio!)
Se um personal stylist quer rotular seu novo estilo como “clássico”, “moderno”, “dramático”, romântico” ou qualquer outro rótulo, FUJA! O único rótulo que cabe a um estilo pessoal é o nome do cliente. Estilo pessoal expressa a personalidade da pessoa e o que interessa a ela comunicar sobre si a certos grupos. Usar rótulos é tão limitante quanto querer limitar seus comportamentos a comportamentos estereotipados a femininos OU masculinos conforme seu gênero de nascimento. Qualquer pessoa que tenha estudado um mínimo de psicologia sabe que uma pessoa saudável tem características comportamentais estereotipadas como masculinas E femininas, em diferentes graus, independentemente de seu gênero de nascimento. A educação recebida dos pais e o ambiente onde a pessoa cresce e vive influenciam e ela pode reprimir ou não certas características.
Você NÃO É um personagem para caber numa descrição rasa. O que as pessoas que usam rótulos para estilos não entendem é que esses rótulos servem para facilitar a vida de jornalistas ao comentar coleções, mas não servem para definir um estilo pessoal. Alguém disse a eles que meia dúzia de rótulos são os tipos de estilo e eles acreditaram. Minha experiência de mais de 40 anos na indústria de moda leva meu trabalho em outra direção. A direção de ver cada cliente meu conforme um ser humano complexo, com características únicas de personalidade, e um perfil que também deve considerar sua aparência física (tipo físico, cores de cabelo, pele, olhos, dentes, etc), posição social, profissão, objetivos, limitações, entre outros fatores.
Seu estilo pessoal pode ser complexo como você ou pode ser raso e limitado a um rótulo qualquer, mas entre contratar um personal stylist que você gosta do estilo dele e uma que sabe respeitar seu perfil e suas muitas variáveis, qual você prefere? Sua escolha vai depender de sua auto-estima (se saudável ou baixa) e seu autoconhecimento. Se você não se vê como um ser humano complexo, vai achar que meu serviço está muito acima do que você está preparado.
A escolha é sua. Para me contratar como sua personal stylist, leia a página de compromissos e a página de consultoria (veja os links no topo desta página).
Respeite o direito autoral. É proibida a reprodução total ou parcial deste texto sem autorização por escrito da autora.
Vanessa Versiani
Personal stylist
No comments:
Post a Comment
Comments / Comentários