Thursday, 20 March 2025

🇧🇷 Uma reflexão sobre meninos e homens de saia

Neste texto vou falar de 4 motivos que pais mais tradicionais têm pra não querer que filhos (meninos) usem saias, e 4 motivos para repensar esta crença, seja na posição de pai, mãe, educador ou cuidador ou na posição de pessoa que teve pais e cuidadores com esse tipo de mentalidade.

Eu sou Nycka Nunes, sou artista visual e consultora em desenvolvimento pessoal e profissional. Neste blog falo do meu trabalho de consultoria e crio conteúdos para que você possa ver as coisas por diferentes ângulos e decidir investir nos meus serviços para ser uma pessoa e um profissional melhor e ter uma vida mais satisfatória e autêntica.

Eu cresci numa família que educava com base em imposição. Não é coisa da época. Minha família paterna nunca foi de me impor as crenças e valores deles. Infelizmente fui criada pela minha avó materna que era controladora ao extremo e tinha zero noção de respeito pelo outro. Eu sei que ainda hoje existem muitas famílias assim e meu papel inclui ajudar quem nunca questionou a própria família a repensar suas crenças ao educar seus filhos ou ao conviver com pessoas de personalidades e valores diferentes e ajudar quem teve pais que apenas repetiram o que os próprios pais fizeram a quebrar esse ciclo e ter uma vida autêntica e feliz.

    • Motivo 1: "Ain, mas ele vai sofrer bullying”.
    • Como repensá-lo: Pense que bullying é redirecionamento. Se você é pai, mãe, cuidador ou educador, ofereça suporte ao seu filho SE ele sofrer bullying, e encoraje-o a ser autêntico que cedo ou tarde vai atrair amizades que dêem valor a quem é como ele. Não seja mais um bully na vida do seu filho. Se você teve pais assim e nunca teve suporte, conte com minha consultoria para repensar esta e outras crenças limitantes e ter uma vida mais autêntica.
    • Motivo 2: "Ain, mas saia é coisa de mulher”.
    • Como repensá-lo: Nunca vi uma única imagem de Jesus Cristo ou seus apóstolos usando calça comprida. Também nunca vi gladiadores vestindo calças. Calças são uma invenção recente na história. E… mulheres usam calças. Então, zero motivos para homens não usarem saias. Eu trabalhei na indústria de moda por décadas e te garanto que o único motivo de roupas serem separadas por gênero é a necessidade de que o corte delas seja adaptado para a anatomia de homens e mulheres.
    • Motivo 3: Uma variação do motivo 2: “Ain, mas meu filho vai virar transexual".
    • Como repensá-lo: Comece por entender que alguém ser transexual não faz essa pessoa ser inferior a ninguém. É apenas uma preferência pessoal. Tem gente que ama comida japonesa enquanto outros sentem náuseas só de imaginar comer peixe cru. E tais preferências não afetam em nada a sua vida, portanto você não tem direito de interferir. Dado esse passo, pense que se você tentar impor a um garoto que certas roupas são inapropriadas para meninos, ele vai achar que nasceu no corpo errado por ter gostos que, na opinião dos pais, cuidadores e educadores, que são importantes referências na infância, são femininos, e aí sim ele vai se ver como transexual. Não é usar saia que vai fazer isso. É o seu preconceito. Uma roupa não muda um ser humano normal e saudável. Existem vários homens cis heterossexuais que usam saias.
    • Motivo 4: "Ain, mas meus pais me educaram assim e eu não morri”.
    • Como repensá-lo: Você não morreu, mas matou seu senso crítico, sua capacidade de questionar e pensar com a própria cabeça. Isso, enquanto seu filho é criança, pode ser muito conveniente, mas na vida adulta é muito ruim para ele, e é pra você também. Quantos sonhos você matou ao longo do caminho? Quantas oportunidades você perdeu por viver seguindo cegamente os mandamentos dos seus pais? Incapacidade de questionar os pais é sinal de imaturidade emocional.

Regular o que os outros vestem, sem que você seja especialista no assunto, é algo muito ultrapassado, coisa de gente muito muito machista e/ou incapaz de exercitar o raciocínio crítico pra não perceber o machismo nessa escolha e a objetificação de filhos menores de idade que está explícita na atitude de quem acha certo regular o que os filhos cuja idade já permite comunicar as próprias preferências vestem.

Eu sei o quanto é difícil se livrar de velhas crenças, principalmente quando parece que todo mundo à nossa volta segue o mesmo padrão e é exatamente por isso que decidi trabalhar com desenvolvimento pessoal e profissional. Para tornar-se uma pessoa melhor e mais autêntica, contrate minha consultoria.

Respeite o direito autoral. A reprodução total ou parcial deste texto sem autorização por escrito da autora é proibida.


Nycka Nunes


No comments:

Post a Comment

Comments / Comentários