Este é um texto sobre como funciona meu processo de pesquisa e compras de roupas e acessórios.
Eu sou Vanessa Versiani, sou personal stylist com mais de quarenta anos de experiência profissional na indústria de moda e mais de 30 desenvolvendo estilos pessoais e atendo clientes de todo o mundo.
A imagem pessoal é uma ferramenta de comunicação não verbal. A parte principal do meu trabalho é orientar meus clientes sobre como cuidar da própria imagem de forma intencional e estratégica. As compras são importantes, mas secundárias, neste processo. Por isso meu trabalho normalmente é feito por contratos anuais.
Aprender a usar as roupas, acessórios, cabelos e maquiagem para valorizar o melhor da sua aparência e de sua personalidade é mais importante que simplesmente comprar roupas melhores. Mas os clientes geralmente precisam de algumas compras para atingir seus objetivos. Ensinar o cliente a usar a imagem de forma estratégica conforme seus objetivos, seja para uma festa, uma reunião de negócios, etc, também faz parte do meu trabalho.
Nas pesquisas e compras eu procuro ter o perfil do cliente como base para escolher as marcas que vou pesquisar. Eu não aceito comissões de marcas ou lojas. Aceito patrocínios sem qualquer obrigatoriedade de compras visando criar parcerias que ofereçam uma experiência excelente para meus clientes ao longo do tempo. Eu nunca compro fast fashion. Eu valorizo meus clientes e fast fashion é lixo destinado a pessoas extremamente inseguras e/ou avaras. Meus clientes merecem o melhor.
Por valorizar acabamento, caimento e design, eu estou sempre buscando conhecer marcas pequenas e marcas de luxo de todo o mundo que não se limitam àquelas famosas de grandes conglomerados de luxo, que estão perdendo identidade nos últimos anos. Assim, tenho sempre algo de diferenciado que posso apresentar aos clientes. Também pesquiso em marcas intermediárias cujo design seja interessante quando isso fizer sentido para o perfil do cliente.
Eu evito fazer grandes compras que gerem grandes mudanças. Como é um processo de treinamento do cliente, eu faço pequenas mudanças a cada estação para o cliente ir aprendendo gradualmente como usar sua imagem de forma estratégica. A cada estação adiciono algumas peças-chave, faço compras para substituir peças que devem ser descartadas por não estarem alinhadas ao perfil do cliente, e agrego mais informação para que ele entenda o que estou sugerindo, em vez de simplesmente vestir o que sugiro como uma criança que obedece a mãe. Eu prefiro ensinar para que ele, em algum tempo, saiba fazer as próprias escolhas. É um treinamento para a vida. Que a maioria das mães não tem capacidade de oferecer por não terem minha qualificação nem minha experiência.
A pesquisa eu sempre faço sozinha, o que poupa muito tempo do cliente. As compras eu posso fazer sozinha ou acompanhada do cliente. É recomendável a presença do cliente para compras de alfaiataria e calçados, visando observarmos o caimento e conforto das peças, ajustes importantes, etc, mas sua presença é dispensável para compras de vestuário casual (camisetas, a maioria das roupas de tricô, acessórios que não sejam calçados, etc).
Para contratar-me como sua personal stylist, leia a página “Compromissos" e depois a página de consultoria.
Respeite o direito autoral. É proibida a reprodução total ou parcial deste e de outros conteúdos e imagens deste blog sem autorização por escrito da autora.
Vanessa Versiani
Personal Stylist
No comments:
Post a Comment
Comments / Comentários